Informações: (83) 2101-1225 | (83) 2101-1221

X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA
LÍNGUA(GENS), ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE:
POLÍTICAS E PROFISSIONALIZAÇÃO

22 a 24 de novembro de 2017
Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba

O Seminário

O termo seminário deriva do latim “seminarium” e é costumeiramente utilizado no sentido de “semear ideias”, ampliando-se o campo semântico de origem, relacionado à agricultura. As palavras evoluem e se acomodam para designar funções, atributos e características que são peculiares ao que designam. Neste sentido, apropriadamente, o Seminário, este, definido e em letra maiúscula, assume especial destaque para a região em que acontece e para os sujeitos, não apenas para aqueles a quem se destina como para quem o promove.

Nesse duplo vínculo, profissionais formadores e formandos de vários lugares do Brasil se encontram no X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ESTRANGEIRA E DE LITERATURAS (SELIMEL), esperado bienalmente, para discutir e promover o diálogo entre Linguística, Literatura e áreas afins, com vistas a aprofundar questões políticas, acadêmicas e científicas na pesquisa e no ensino, voltadas para a profissionalização de docentes, tradutores e intérpretes na área de língua(gens).

Esta edição comemora 20 anos de consolidação de pesquisadores e de pesquisas no cenário nacional e rememora, de modo particular, nomes que marcaram essa história, a exemplo de professores como Maria Auxiliadora Bezerra, Maria Augusta Reinaldo, Edmilson Luiz Rafael, Hélder Pinheiro, Luiz Francisco Dias e Inês Signorini, dentre vários, que colaboraram sobremaneira para a consolidação do evento.

Para o recorte temático de sua X edição- Língua(gens), ensino e formação docente: políticas e profissionalização– sinaliza-se o permanente comprometimento do evento com a formação docente, inicial e continuada e com o amadurecimento de questões teóricas, metodológicas, políticas e ideológicas que envolvem, alteram e impactam o tratamento da linguagem e do ensino na educação básica e superior. Além disso, retoma-se o tema em vários momentos da realização do evento, em especial pelas conferências de abertura e de fechamento, e pelas mesas redondas criteriosamente pensadas para contemplar os diferentes objetos e processos de compreensão dos fenômenos linguísticos e literários em língua materna e estrangeiras. Estes serão desdobrados a partir da realização de minicursos, apresentações de trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos em Grupos de Trabalhos (GTs) e divulgação de relatos de experiência em painéis digitais (PDs).

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PÓS-LE) da UFCG e por seus Grupos de Pesquisa: Teorias de linguagem e ensino, Abordagens de textos literários na escolaEstudos da tradução: teoria, prática e formação do tradutor e Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, o evento será realizado no período de 22 a 24 de novembro de 2017 e conta com a participação de profissionais de todo o País.

O X SELIMEL envolve a comunidade escolar da educação básica e acadêmica, na figura de professores, pós-graduandos, graduandos e bolsistas vinculados a programas institucionais como PIBIC, PIVIC, PET, PIBID, dentre outros. Além disso, o evento tem o apoio da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, da Direção do Centro de Humanidades, das Pró-Reitorias de Administração e Pós-Graduação da UFCG e da Editora da UFCG (EDUFCG).

A expectativa da comissão é de que os participantes e colaboradores sintam-se acolhidos e desejosos de desfrutarem da programação, participando não apenas de momentos acadêmico-científicos como de momentos culturais, afinal, há sempre algo que escapa ao científico; o território do sentir é seara em que muitas sementes precisam ser lançadas, disseminando harmonia entre ciência e sentimento. É com paixão que o evento se organiza, se consolida e acontece!

Realização

Apoio