Informações: (83) 2101-1225 | (83) 2101-1221

X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA
LÍNGUA(GENS), ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE:
POLÍTICAS E PROFISSIONALIZAÇÃO

22 a 24 de novembro de 2017
Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba

Palestrantes

Abaixo você encontra listados os palestrantes com presença já confirmada no evento.

PALESTRANTE

Dra. Andreia Ferreira

Possui graduação em Pedagogia (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG) no período 1994 a 2009. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande (PB). Docente do quadro permanente do Mestrado em Educação da UFCG na linha de História, Política e Gestão Educacionais. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação da UFCG. Vincula-se à área de Estado e Política Educacional, pesquisando os seguintes temas: política, gestão e organização da educação brasileira, políticas de avaliação externa da educação básica e formação docente.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7044283534835116

Dr. Benedito Bezerra

É graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1996), especialista em Descrição da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1998), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professor da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, e da Universidade Católica de Pernambuco. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UPE e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem/UNICAP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise de Gêneros, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de gêneros acadêmicos e digitais, leitura e produção de textos, letramentos acadêmicos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7286734462024652

Dra. Fabiele Stockmans de Nardi

Possui graduação em Licenciatura em Língua Moderna, Habilitação em Línguas e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Estudos da Linguagem/ Teorias do texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco, atuando nos cursos de Graduação, na área de Língua Espanhola, e Pós-graduação em Letras, na área de Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: ensino de língua estrangeira; análise do discurso, com ênfase em questões de língua, identidade, memória e cultura.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5498953650037116

Dr. Humberto Hermenegildo

Possui graduação em Letras (UFRN, 1980), mestrado em Teoria e História Literária (UNICAMP,1991), doutorado em Letras (UFPB, 1996) e estágio de pós-doutorado (Teoria Literária e Literatura Comparada, FFLCH/USP, 2010-2012). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aposentado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Crítica Literária e História Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: moderna literatura brasileira, regionalismo, correspondência, literatura e ensino, com ênfase no estudo da literatura local e regional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7649931632253545

Dra. Lúcia de Fátima Santos

Possui Pós-doutorado (2016) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado em Linguística (2007), mestrado em Letras e Linguística (1996) e licenciatura em Letras (1987) pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora Associada 1 da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É Coordenadora Institucional do PIBID-UFAL e já coordenou o subprojeto do PIBID-Letras-Português no período de maio/2010 a fevereiro/2015. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, formação de professores, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, leitura e produção de textos, gêneros discursivos, livro didático, ensino de gramática.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3235342037177115

Dra. Maria Amélia Dalvi

Licenciada e mestra em Letras e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde trabalha como professora desde 2010. Atua na graduação em Letras e Pedagogia e na pós-graduação em Educação e em Letras, orientando pesquisas de graduação, mestrado e doutorado sobre educação literária, sobre inter-relações entre impressos, leitura e literatura e sobre memórias literárias da escolarização. Realizou o estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, com períodos em universidades estrangeiras (Coimbra, Minho, Kentucky, New Mexico, Purdue, SFA-Texas). No momento, realiza, também, o doutoramento em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o grupo de pesquisadores que reativou em 2016, junto à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, o GT Literatura e Ensino; anteriormente, integrou o GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da mesma associação. Coordena, no âmbito da Ufes, Programa de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes) com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Universidade de Passo Fundo (2014-2018), investigando espaços, contextos e materialidades da leitura junto a estudantes universitários. Fundou e coordena, desde 2011, o Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq) Literatura e Educação (www.literaturaeeducacao.ufes.br). As palavras-chave atinentes à sua produção são: educação literária; ensino de literatura; formação de professores; leitura literária; Literatura Brasileira; Literatura do Espírito Santo; Literatura Infantil e Juvenil; livro didático; Carlos Drummond de Andrade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9399371418356916

Dra. Maria da Costa Val

Tem graduação em Letras pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Língua Portuguesa pela UFMG (1987) e doutorado em Educação pela UFMG (1996). Foi professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da UFMG de 1978 a 2003. Atualmente, aposentada, é professora pesquisadora na mesma universidade, trabalhando na coordenação de projetos desenvolvidos pelo Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita) da FaE (Faculdade de Educação) da UFMG. Tem publicações e experiência profissional nas áreas de Educação e Ensino de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes campos: alfabetização, letramento, leitura, produção de textos, reflexão lingüística, livro didático, formação de professores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0639511566154978

Dra. Maria Lúcia Barbosa de Vasconcellos

Professora Titular da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação nos Programas de Pós-Graduação PGET (Pós-Graduação em Estudos da Tradução) e PGI (Pós-Graduação Inglês). Seus interesses de pesquisa concentram-se em: (i) Análise Textual e Tradução ? dimensão explorada na interface entre Estudos da Tradução e Lingüística Sistêmico-Funcional (LSF), com o apoio de metodologias de corpus; (ii) Mapeamentos do campo disciplinar Estudos da Tradução, incluindo-se aqui a gradual inserção de Tradução e Interpretação de Línguas de Sinal ?TILS no cenário da pós-graduação brasileira; (iii) Formação de tradutores. Nessas áreas, tem ministrado cursos e orientado pesquisa no nível de graduação e de pós-graduação, oferecido palestras, workshops e publicado, no contexto nacional e internacional. Inclui-se entre seus interesses de pesquisa a Didática de Tradução com base na Abordagem por Tarefas de Tradução e na Formação baseada em Competência Tradutória.

http://lattes.cnpq.br/5083038168307301

Dra. Maria Luiza Teixeira Batista

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Letras pela Universidad de Buenos Aires (2007). Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Hispano-Americana.
http://lattes.cnpq.br/0010566097584443

Dra. Socorro Cláudia Tavares de Sousa

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), mestrado e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2004, 2009). Atualmente, é professora adjunta III do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas nas áreas de Lingüística de Texto e Política e Planejamento Linguístico. É líder do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2566077699127689

Realização

Apoio