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X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA
LÍNGUA(GENS), ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE:
POLÍTICAS E PROFISSIONALIZAÇÃO

22 a 24 de novembro de 2017
Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba

Grupos de Trabalhos

GRUPO DE TRABALHO COORDENADORES
GT 1 Reflexões Sobre Ensino, Análise e Produção de Gêneros Acadêmico-Científico Francisco Vieira da Silva (UFERSA)
Hermano Aroldo Gois Oliveira (UFPB)
A proposta de grupo de trabalho justifica-se o nosso interesse em reunir pesquisas concluídas ou em andamento que, de um lado, fortaleçam perspectivas de estudos que tematizam dispositivos didáticos e abordagens pedagógicas na/para formação universitária;
e de outro, que evidenciem articulações teórico-metodológicas nos estudos da escrita acadêmica. Objetivamos, nesse sentido, possibilitar a reflexão sobre questões atuais a respeito do ensino, da análise e da produção de gêneros discursivos/textuais
na universidade em diferentes disciplinas das ciências humanas/sociais, de modo a agregar pesquisas que tomam os gêneros acadêmico-científicos como objeto de estudo; e discutir as características composicionais dos textos produzidos na universidade,
atrelando a uma reflexão acerca do planejamento didático-pedagógico, do ensino-aprendizagem e da produção desses textos no âmbito institucional.
GT 2 Gramática: Concepções, Ensino e Políticas Linguísticas Herbertt Neves (UFCG)
Ana Lima (UFPE)
O GT objetiva reunir trabalhos de orientação funcionalista com foco na gramática do português. As pesquisas podem analisá-la nas perspectivas: a) epistemológica, com estudos sobre as variadas concepções de gramática e seus reflexos no tratamento
de questões linguísticas; b) didática, preocupada com questões de ensino-aprendizagem do componente gramatical; c) política, com atenção dirigida às medidas de intervenção na formação do professor de português e ao processo de gramatização. Esse
conjunto de temas permite visualizar o ‘estado da arte’ da pesquisa em gramática no Brasil.
GT 3 Metodologias de Ensino e Pesquisa Aplicadas em Contexto de Língua Espanhola Idelso Espinosa Taset (UFCG)
José Veranildo Lopes da Costa Junior (UERN)
A pesquisa em Linguística Aplicada ao ensino de Línguas Estrangeiras mostra diferentes campos que merecem mais estudos, como: a) o tratamento dos aspectos socioculturais, b) o ensino de gramática, c) a abordagem equilibrada das quatro habilidades
linguísticas e o d) desenvolvimento da competência pragmática e discursiva dos aprendizes. Neste sentido, este GT acolherá pesquisas concluídas ou em andamento que objetivem analisar questões de metodologias de ensino e de pesquisa em Espanhol
como Língua Estrangeira, preferencialmente as que estejam inseridas nos campos mencionados.
GT 4 Oralidade e Formação Docente Ana Virgínia Lima da Silva Rocha (UFRN)
Bruno Alves Pereira (UEPB)
Este GT se propõe a divulgar resultados de pesquisas e/ou relatos de experiência realizados a partir: a) do desenvolvimento de ações didáticas envolvendo oralidade, nos diferentes níveis de ensino; ou b) da discussão acerca de documentos oficiais,
materiais didáticos e políticas públicas acerca do tema em questão. Espera-se, assim, compreender as concepções subjacentes às práticas de oralidade, bem como refletir sobre essas práticas no ensino, rediscutindo o lugar dos outros eixos (leitura,
escrita e análise linguística) e do planejamento no contexto dos eventos analisados
GT 5 Discurso, Língua(gens) e Ensino: Constituição e Representação de Sujeitos e Sentidos Washington S. de Farias (UFCG)
Fabiele Stockmans de Nardi (UFPE)
Este GT pretende acolher trabalhos que, inscritos no campo dos Estudos do Discurso, em diferentes vertentes, problematizem a constituição e a representação discursiva de sujeitos e sentidos em sua relação com ensino e a formação docente nas áreas
das linguagens e das línguas, focalizando objetos, sujeitos, instrumentos ou práticas, em materialidades significantes diversas e sob variadas condições de produção. O objetivo do GT é propiciar um espaço de intercâmbio e debate de pesquisas,
em andamento ou concluídas, que relacionem discurso, língua(gens), ensino ou formação docente
GT 6 Políticas de Ensino da Escrita na Educação Básica e no Ensino Superior Márcia Candeia Rodrigues (UFCG)
Andrea Jane da Silva (UERN)
Este GT tem o objetivo de agregar trabalhos, concluídos ou em andamento, sobre políticas de ensino da escrita e publicação científica no ensino superior e na educação básica Assume-se, para tanto, a escrita como uma prática social teórica e metodologicamente
ancorada nos estudos do letramento, nos quais o seu acesso, seu significado e suas práticas estão relacionados com contextos culturais específicos e com relações de poder e ideologia
GT 7 Forma e Função em Sintaxe Camilo Rosa Silva (UFPB)
Secundino Vigón Artos (UFCG)
Como sabemos, em linguística existem várias correntes chamadas formalistas e outras nomeadas de funcionalistas. Na maioria das vezes, estas correntes são apresentadas como inconciliáveis. No entanto, neste GT, pretendemos estabelecer um diálogo
com trabalhos que focalizem a sintaxe em uma dessas perspectivas (a formalista ou a funcionalista) e defender que, apesar de partirem de princípios diferentes, ambas são justificadas e úteis para a descrição linguística atual, já que tudo depende
do ponto de partida e da importância que se atribui à forma ou à função. Sendo assim, neste GT, serão aceitos trabalhos que, da perspectiva formal ou funcional, abordem questões de análise sintática e contribuam para o desenvolvimento dessas teorias
GT 8 Estudos da Tradução: Teoria, Prática e Ensino Carmen Verônica de A. R. Nóbrega (UFCG)
Marcílio Garcia de Queiroga (UFCG)
Este GT propõe discutir a construção de significados a partir da análise de traduções interlinguais e intersemióticas. As submissões devem abordar os Estudos da Tradução em variadas linguagens. Nesse sentido, serão contemplados trabalhos que abordem
as afinidades tradutórias ao caráter linguístico, literário, discursivo, cultural, tecnológico, didático, autoral e editorial, tendo em vista as suas aplicações como objetos necessários em contexto atual, visando à interação entre povos e culturas
e refletindo sobre o ensino da tradução no Brasil
GT 9 Literatura Infantojuvenil e Diversidade de Gêneros Literários Márcia Tavares (UFCG)
Ana Lucia de Souza (UEPB)
Neste Grupo de Trabalho, o objetivo é congregar pesquisas (em andamento ou finalizadas) sobre as temáticas contemporâneas encontradas na literatura infantojuvenil, especificamente sobre estudos do texto ou sobre a relação entre texto e imagem, as
relações entre literatura e cinema/animações, estudos críticos do diálogo texto-imagem em obras da literatura infantojuvenil, investigações sobre revistas de histórias em quadrinhos, literatura infantojuvenil em livros didáticos e outros suportes
em que a diversidade de realização estética seja central para as possibilidades de ampliação de experiências de leitura.
GT 10 Estudos Dialógicos do Discurso e Ensino de Língua Maria De Fátima Almeida (UFPB)
Manassés Morais Xavier (UFCG)
Fundamentado na Análise de Dialógica do Discurso – ADD – (Bakhtin e o Círculo), este GT problematiza discussões sobre o uso da língua em contextos de comunicação social. Assim, sua justificativa, articulando discursos e ensino de línguas, consiste
na necessidade de contribuir com reflexões que concebam os fenômenos linguísticos e as relações dialógicas neles empreendidas. Objetiva discutir as contribuições da ADD para a formação de sujeitos leitores/escritores críticos via análises de diversos
gêneros e campos da comunicação discursiva.
GT 11 Leitura da Crise ou Crise da Leitura: Discutindo a Literatura na/da Educação Básica Derivaldo dos Santos (UFRN)
Fábio de Sousa Dantas (UFPB)
A leitura do texto literário consiste num procedimento desafiador para o docente de literatura no Brasil. Tal desafio reside, entre outras questões, no efetivo exercício do que reconhecemos como leitura crítica. Nosso GT captará propostas que efetuem
leituras e análises de textos literários, selecionados a partir das relevâncias estéticas e temáticas, com o intuito de tornar o Professor da Educação Básica apto a trabalhar, em sala, munido do texto literário como uma genuína manifestação artístico-cultural
que pode dialogar intensamente com a realidade dos jovens alunos.
GT 12 Teorias, Críticas e Leituras da Literatura Contemporânea Wanderlan Alves (UEPB)
Isis Milreu (UFCG)
Dada a complexidade que marca as artes em suas relações com as diversas esferas do conhecimento, da vida e do tecido social atualmente, este GT visa à discussão teórico-crítica e a questões contemporâneas, assim como à leitura analítica de textos.
A proposta procura englobar estudos diversos, que permitam cruzamentos epistemológicos e colaborem para uma maior apreensão das tensões inerentes à contemporaneidade, no âmbito da literatura e das artes recentes, em geral.
GT 13 Gêneros Discursivos nos Ambientes Virtuais: Propostas Teóricas e Práticas Patrícia Silva Rosas de Araújo (UFCG/UFPB)
Monique Alves Vitorino (UFPE)
O advento da internet favoreceu o surgimento de novos espaços de interação entre os sujeitos. Essa nova ordem exige de nós novas/outras maneiras de ler, de escrever, de responder, de publicar. Nesse contexto, o objetivo deste GT é agregar trabalhos
teóricos ou empíricos que reflitam sobre os diferentes gêneros do ambiente virtual a partir dos diferentes enfoques teórico-metodológicos. Esperamos que os trabalhos possam encaminhar alternativas que nos permitam enxergar os gêneros como parte
vital no processo de ensino/aprendizagem da língua.
GT 14 Ensino de Literatura e Formação de Professores Tássia Tavares de Oliveira (UFCG)
Aluska Silva Carvalho (UFPB)
O ensino de literatura nas escolas vem passando por transformações impulsionadas pelas pesquisas sobre o ensino da leitura e o letramento literário.. Este GT se interessa por pesquisas, concluídas ou em andamento, que reflitam sobre o ensino de
literatura nos níveis fundamental e médio; relatos de experiência docente desenvolvidos por profissionais do ensino ou por alunos de estágio supervisionado/prática de ensino na área de literatura; propostas de ensino que privilegiem a leitura
do texto literário e reflitam sobre as metodologias de ensino; reflexões sobre a formação inicial dos professores de literatura nos cursos de letras.
GT 15 Libras: Descrição Linguística e Ensino Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar (UFCG)
Nayara de Almeida Adriano (UFPB)
O GT Libras receberá trabalhos que apresentem pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiência que abordem descrições da Libras nos níveis fonológico, morfológico, sintático e semântico; didatização dos gêneros textuais da Libras; formação
docente; a abordagem dos aspectos culturais e identitários no estudo da literatura surda; escrita de sinais.
GT 16 Formação de Professores de Línguas na Contemporaneidade Marco Antonio Costa (UFCG)
Telma Sueli Farias Ferreira (UEPB)
O mundo contemporâneo passa por inúmeras transformações no campo das tecnologias da comunicação e da informação que impactam diversas esferas da sociedade. Tais avanços, fortemente observados no universo educacional, provocam os cursos de licenciatura,
em especial, os cursos de formação de professores de línguas a (re)avaliarem seu currículo constantemente. Portanto, este grupo de trabalho visa reunir resultados de pesquisa que abordem questões relativas à formação, à identidade, aos saberes
e às práticas desses profissionais para atuarem em um contexto social cada vez mais tecnológico e globalizado.

Painel Digital

SESSÃO DE PAINEL DIGITAL COORDENADORES
RE Relato de Experiência Milene Bazarim (UFCG)
RP Relato de Pesquisa Nyeberth E. Pereira dos Santos (UFCG)

Realização

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