Informações: (83) 2101-1225 | (83) 2101-1221

X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA
LÍNGUA(GENS), ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE:
POLÍTICAS E PROFISSIONALIZAÇÃO

22 a 24 de novembro de 2017
Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba

Grupos de Trabalhos

GRUPO DE TRABALHO COORDENADORES ARQUIVOS
GT 1 Reflexões Sobre Ensino, Análise e Produção de Gêneros Acadêmico-Científico Francisco Vieira da Silva (UFERSA)
Hermano Aroldo Gois Oliveira (UFPB)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

A proposta de grupo de trabalho justifica-se o nosso interesse em reunir pesquisas concluídas ou em andamento que, de um lado, fortaleçam perspectivas de estudos que tematizam dispositivos didáticos e abordagens pedagógicas na/para formação universitária;
e de outro, que evidenciem articulações teórico-metodológicas nos estudos da escrita acadêmica. Objetivamos, nesse sentido, possibilitar a reflexão sobre questões atuais a respeito do ensino, da análise e da produção de gêneros discursivos/textuais
na universidade em diferentes disciplinas das ciências humanas/sociais, de modo a agregar pesquisas que tomam os gêneros acadêmico-científicos como objeto de estudo; e discutir as características composicionais dos textos produzidos na universidade,
atrelando a uma reflexão acerca do planejamento didático-pedagógico, do ensino-aprendizagem e da produção desses textos no âmbito institucional.
GT 2 Gramática: Concepções, Ensino e Políticas Linguísticas Herbertt Neves (UFCG)
Ana Lima (UFPE)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

O GT objetiva reunir trabalhos de orientação funcionalista com foco na gramática do português. As pesquisas podem analisá-la nas perspectivas: a) epistemológica, com estudos sobre as variadas concepções de gramática e seus reflexos no tratamento
de questões linguísticas; b) didática, preocupada com questões de ensino-aprendizagem do componente gramatical; c) política, com atenção dirigida às medidas de intervenção na formação do professor de português e ao processo de gramatização. Esse
conjunto de temas permite visualizar o ‘estado da arte’ da pesquisa em gramática no Brasil.
GT 3 Metodologias de Ensino e Pesquisa Aplicadas em Contexto de Língua Espanhola Idelso Espinosa Taset (UFCG)
José Veranildo Lopes da Costa Junior (UERN)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

A pesquisa em Linguística Aplicada ao ensino de Línguas Estrangeiras mostra diferentes campos que merecem mais estudos, como: a) o tratamento dos aspectos socioculturais, b) o ensino de gramática, c) a abordagem equilibrada das quatro habilidades
linguísticas e o d) desenvolvimento da competência pragmática e discursiva dos aprendizes. Neste sentido, este GT acolherá pesquisas concluídas ou em andamento que objetivem analisar questões de metodologias de ensino e de pesquisa em Espanhol
como Língua Estrangeira, preferencialmente as que estejam inseridas nos campos mencionados.
GT 4 Oralidade e Formação Docente Ana Virgínia Lima da Silva Rocha (UFRN)
Bruno Alves Pereira (UEPB)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

Este GT se propõe a divulgar resultados de pesquisas e/ou relatos de experiência realizados a partir: a) do desenvolvimento de ações didáticas envolvendo oralidade, nos diferentes níveis de ensino; ou b) da discussão acerca de documentos oficiais,
materiais didáticos e políticas públicas acerca do tema em questão. Espera-se, assim, compreender as concepções subjacentes às práticas de oralidade, bem como refletir sobre essas práticas no ensino, rediscutindo o lugar dos outros eixos (leitura,
escrita e análise linguística) e do planejamento no contexto dos eventos analisados
GT 5 Discurso, Língua(gens) e Ensino: Constituição e Representação de Sujeitos e Sentidos Washington S. de Farias (UFCG)
Fabiele Stockmans de Nardi (UFPE)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

Este GT pretende acolher trabalhos que, inscritos no campo dos Estudos do Discurso, em diferentes vertentes, problematizem a constituição e a representação discursiva de sujeitos e sentidos em sua relação com ensino e a formação docente nas áreas
das linguagens e das línguas, focalizando objetos, sujeitos, instrumentos ou práticas, em materialidades significantes diversas e sob variadas condições de produção. O objetivo do GT é propiciar um espaço de intercâmbio e debate de pesquisas,
em andamento ou concluídas, que relacionem discurso, língua(gens), ensino ou formação docente
GT 6 Políticas de Ensino da Escrita na Educação Básica e no Ensino Superior Márcia Candeia Rodrigues (UFCG)
Andrea Jane da Silva (UERN)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

Este GT tem o objetivo de agregar trabalhos, concluídos ou em andamento, sobre políticas de ensino da escrita e publicação científica no ensino superior e na educação básica Assume-se, para tanto, a escrita como uma prática social teórica e metodologicamente
ancorada nos estudos do letramento, nos quais o seu acesso, seu significado e suas práticas estão relacionados com contextos culturais específicos e com relações de poder e ideologia
GT 7 Forma e Função em Sintaxe Camilo Rosa Silva (UFPB)
Secundino Vigón Artos (UFCG)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

Como sabemos, em linguística existem várias correntes chamadas formalistas e outras nomeadas de funcionalistas. Na maioria das vezes, estas correntes são apresentadas como inconciliáveis. No entanto, neste GT, pretendemos estabelecer um diálogo
com trabalhos que focalizem a sintaxe em uma dessas perspectivas (a formalista ou a funcionalista) e defender que, apesar de partirem de princípios diferentes, ambas são justificadas e úteis para a descrição linguística atual, já que tudo depende
do ponto de partida e da importância que se atribui à forma ou à função. Sendo assim, neste GT, serão aceitos trabalhos que, da perspectiva formal ou funcional, abordem questões de análise sintática e contribuam para o desenvolvimento dessas teorias
GT 8 Estudos da Tradução: Teoria, Prática e Ensino Carmen Verônica de A. R. Nóbrega (UFCG)
Marcílio Garcia de Queiroga (UFCG)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

Este GT propõe discutir a construção de significados a partir da análise de traduções interlinguais e intersemióticas. As submissões devem abordar os Estudos da Tradução em variadas linguagens. Nesse sentido, serão contemplados trabalhos que abordem
as afinidades tradutórias ao caráter linguístico, literário, discursivo, cultural, tecnológico, didático, autoral e editorial, tendo em vista as suas aplicações como objetos necessários em contexto atual, visando à interação entre povos e culturas
e refletindo sobre o ensino da tradução no Brasil
GT 9 Literatura Infantojuvenil e Diversidade de Gêneros Literários Márcia Tavares (UFCG)
Ana Lucia de Souza (UEPB)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

Neste Grupo de Trabalho, o objetivo é congregar pesquisas (em andamento ou finalizadas) sobre as temáticas contemporâneas encontradas na literatura infantojuvenil, especificamente sobre estudos do texto ou sobre a relação entre texto e imagem, as
relações entre literatura e cinema/animações, estudos críticos do diálogo texto-imagem em obras da literatura infantojuvenil, investigações sobre revistas de histórias em quadrinhos, literatura infantojuvenil em livros didáticos e outros suportes
em que a diversidade de realização estética seja central para as possibilidades de ampliação de experiências de leitura.
GT 10 Estudos Dialógicos do Discurso e Ensino de Língua Maria De Fátima Almeida (UFPB)
Manassés Morais Xavier (UFCG)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

Fundamentado na Análise de Dialógica do Discurso – ADD – (Bakhtin e o Círculo), este GT problematiza discussões sobre o uso da língua em contextos de comunicação social. Assim, sua justificativa, articulando discursos e ensino de línguas, consiste
na necessidade de contribuir com reflexões que concebam os fenômenos linguísticos e as relações dialógicas neles empreendidas. Objetiva discutir as contribuições da ADD para a formação de sujeitos leitores/escritores críticos via análises de diversos
gêneros e campos da comunicação discursiva.
GT 11 Leitura da Crise ou Crise da Leitura: Discutindo a Literatura na/da Educação Básica Derivaldo dos Santos (UFRN)
Fábio de Sousa Dantas (UFPB)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

A leitura do texto literário consiste num procedimento desafiador para o docente de literatura no Brasil. Tal desafio reside, entre outras questões, no efetivo exercício do que reconhecemos como leitura crítica. Nosso GT captará propostas que efetuem
leituras e análises de textos literários, selecionados a partir das relevâncias estéticas e temáticas, com o intuito de tornar o Professor da Educação Básica apto a trabalhar, em sala, munido do texto literário como uma genuína manifestação artístico-cultural
que pode dialogar intensamente com a realidade dos jovens alunos.
GT 12 Teorias, Críticas e Leituras da Literatura Contemporânea Wanderlan Alves (UEPB)
Isis Milreu (UFCG)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

Dada a complexidade que marca as artes em suas relações com as diversas esferas do conhecimento, da vida e do tecido social atualmente, este GT visa à discussão teórico-crítica e a questões contemporâneas, assim como à leitura analítica de textos.
A proposta procura englobar estudos diversos, que permitam cruzamentos epistemológicos e colaborem para uma maior apreensão das tensões inerentes à contemporaneidade, no âmbito da literatura e das artes recentes, em geral.
GT 13 Gêneros Discursivos nos Ambientes Virtuais: Propostas Teóricas e Práticas Patrícia Silva Rosas de Araújo (UFCG/UFPB)
Monique Alves Vitorino (UFPE)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

O advento da internet favoreceu o surgimento de novos espaços de interação entre os sujeitos. Essa nova ordem exige de nós novas/outras maneiras de ler, de escrever, de responder, de publicar. Nesse contexto, o objetivo deste GT é agregar trabalhos
teóricos ou empíricos que reflitam sobre os diferentes gêneros do ambiente virtual a partir dos diferentes enfoques teórico-metodológicos. Esperamos que os trabalhos possam encaminhar alternativas que nos permitam enxergar os gêneros como parte
vital no processo de ensino/aprendizagem da língua.
GT 14 Ensino de Literatura e Formação de Professores Tássia Tavares de Oliveira (UFCG)
Aluska Silva Carvalho (UFPB)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

O ensino de literatura nas escolas vem passando por transformações impulsionadas pelas pesquisas sobre o ensino da leitura e o letramento literário.. Este GT se interessa por pesquisas, concluídas ou em andamento, que reflitam sobre o ensino de
literatura nos níveis fundamental e médio; relatos de experiência docente desenvolvidos por profissionais do ensino ou por alunos de estágio supervisionado/prática de ensino na área de literatura; propostas de ensino que privilegiem a leitura
do texto literário e reflitam sobre as metodologias de ensino; reflexões sobre a formação inicial dos professores de literatura nos cursos de letras.
GT 15 Libras: Descrição Linguística e Ensino Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar (UFCG)
Nayara de Almeida Adriano (UFPB)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

O GT Libras receberá trabalhos que apresentem pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiência que abordem descrições da Libras nos níveis fonológico, morfológico, sintático e semântico; didatização dos gêneros textuais da Libras; formação
docente; a abordagem dos aspectos culturais e identitários no estudo da literatura surda; escrita de sinais.
GT 16 Formação de Professores de Línguas na Contemporaneidade Marco Antonio Costa (UFCG)
Telma Sueli Farias Ferreira (UEPB)

PROGRAMAÇÃO

RESUMO

O mundo contemporâneo passa por inúmeras transformações no campo das tecnologias da comunicação e da informação que impactam diversas esferas da sociedade. Tais avanços, fortemente observados no universo educacional, provocam os cursos de licenciatura,
em especial, os cursos de formação de professores de línguas a (re)avaliarem seu currículo constantemente. Portanto, este grupo de trabalho visa reunir resultados de pesquisa que abordem questões relativas à formação, à identidade, aos saberes
e às práticas desses profissionais para atuarem em um contexto social cada vez mais tecnológico e globalizado.

Painel Digital

SESSÃO DE PAINEL DIGITAL COORDENADORES ARQUIVOS
RE Relato de Experiência Milene Bazarim (UFCG)

PROGRAMAÇÃO

01, 02, 03 04, 05, 06 07, 08

RESUMO

RP Relato de Pesquisa Nyeberth E. Pereira dos Santos (UFCG)

PROGRAMAÇÃO

01, 02, 03 04, 05

RESUMO

Realização

Apoio